A segurança nos pagamentos online

Perguntas Frequentes

  • Funcionalidades do Serviço

    • O que é o serviço MB NET?

      O MB NET é um serviço desenvolvido pela SIBS - Forward Payment Solutions em conjunto com os Bancos que compõem o sistema de pagamentos português e que permite a realização de compras não presenciais (internet, telefone, e-mail ou fax) com garantias acrescidas de segurança, através da geração de cartões MB NET com os dados necessários à realização de um pagamento.
    • O que preciso fazer para utilizar este serviço?

      Para utilizar o MB NET, necessita apenas ser titular de um cartão bancário (débito ou crédito) emitido por uma instituição bancária aderente ao serviço. Deverá efetuar no MULTIBANCO a adesão ao MB WAY, ou então, selecionar a tecla MB NET e “Gerar um utilizador de acesso ao site”. Para criar cartões MB NET utilize a app MB WAY, o site www.mbnet.pt (na área de LOGIN), ou então o homebanking/ mobile banking (deverá consultar o seu banco para verificar se disponibiliza as funcionalidades MB NET nos seus canais).
    • O que preciso fazer para utilizar o serviço MB NET na app MB WAY?

      Para poder usar o MB NET através da app MB WAY basta ser aderente ao serviço MB WAY. Caso não seja aderente precisa de realizar dois passos: 1º passo – Selecionar “MB WAY” no MULTIBANCO (que aparece no 1º ecrã), inserir o seu número de telemóvel e definir o PIN MB WAY com seis dígitos. Irá utilizar este PIN para confirmar as transações na app MB WAY 2º passo – Fazer download e ativar a app MB WAY inserindo o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY definido durante o processo de adesão. O utilizador receberá de imediato um sms com código de ativação a inserir na app e o serviço fica totalmente pronto a ser utilizado. Os dados de adesão e registo no MB WAY para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY.
    • Quais as Instituições Financeiras (Bancos/Emissores) aderentes ao MB NET?

      Atualmente as Instituições Financeiras aderentes ao Sistema MB NET são: Activobank; Banco BPI; Banco CTT; Banco Popular; Banco Santander Totta; BANIF; Barclays; BEST; BIG; Crédito Agrícola, Caixa de Crédito Agrícola de Leiria; Caixa Geral de Depósitos; Millennium BCP; Montepio Novo Banco; Novo Banco Açores e Unicre.
    • Quais as operações que posso realizar num Caixa Automático da Rede MULTIBANCO?

      - Gerar um utilizador de acesso ao site (obter uma identificação MB NET).
      - Obtenção de talão com identificação de acesso ao site MB NET.
      - Alteração do código secreto MB NET.
      - Cancelar o utilizador de acesso ao site.
      - Alteração do montante máximo diário de compras.
    • O que é a Identificação MB NET? E para que serve?

      A identificação MB NET é um conjunto de caracteres definido no processo de gerar um utilizador de acesso ao site do serviço (área de LOGIN) e está associada a um único cartão bancário. Este conjunto de caracteres não pode ser alterado. Conjuntamente com o código secreto definido pelo utilizador do serviço, permite o acesso à área de LOGIN no site MB NET onde se podem gerar cartões MB NET e consultar as respetivas compras. Para utilizar o serviço no seu homebanking/ mobile banking verifique junto do seu Banco se precisa de ter uma identificação MB NET. Para utilizar o MB NET na app MB WAY, não precisa de ter uma identificação MB NET, apenas precisa de aderir ao MB WAY conseguindo usar ambos os serviços através da app.
    • Fui ao Caixa Automático da Rede MULTIBANCO e ao homebanking e não encontro a opção relacionada com o MB NET, o que devo fazer?

      O MB NET é um serviço disponibilizado pelos Instituições Financeiras aderentes ao Sistema MB NET. Deverá validar junto do seu Banco se o serviço está disponível para o seu cartão bancário.
    • O que acontece caso me esqueça da Identificação MB NET?

      Pode obter novamente a sua Identificação através de um Caixa Automático da rede MULTIBANCO:
      1. Introduza o cartão bancário e digite o seu código pessoal secreto.
      2. Escolha a opção “MB NET”.
      3. Escolha “Talão identificação de acesso ao site”. Esta identificação serve apenas para usar o MB NET no site através da área de LOGIN. A consulta à sua Identificação está também disponível no seu homebanking/ mobile banking (deverá consultar o seu Banco para verificar se disponibiliza estas funcionalidades do serviço)
    • É possível efetuar o cancelamento da minha identificação MB NET?

      Sim. Para tal deverá dirigir-se a um MULTIBANCO e efetuar os seguintes procedimentos:
      1. Introduza o seu cartão bancário e o respetivo código pessoal secreto.
      2. Escolha "MB NET".
      3. Escolha "Cancelar utilizador do site ". Pode, também, fazer o cancelamento no seu homebanking/ mobile banking (deverá consultar o seu Banco para verificar se disponibiliza estas funcionalidades do serviço).
    • Se cancelar a minha Identificação MB NET deixo de poder usar o serviço no Homebanking?

      A disponibilização das funcionalidades do serviço nos homebanking/ mobile banking está dependente de cada um dos Bancos aderentes. Consulte o seu Banco para verificar se necessita da sua identificação MB NET.
    • Se cancelar a minha identificação MB NET deixo de poder usar o serviço na app MB WAY?

      Não. Para utilizar o serviço na app MB WAY não necessita de uma identificação MB NET. Se o seu banco for aderente ao MB NET e permitir o acesso ao MB WAY, poderá gerar e consultar os cartões MB NET na app MB WAY.
    • Em que consiste o Código Secreto?

      O Código Secreto é definido no momento de adesão ao serviço, e conjuntamente com a Identificação MB NET permite o acesso ao site, a criação de cartões MB NET e o acesso à opção de consultas. Este é composto por um conjunto de carateres alfanuméricos entre 6 e 128. No caso da geração de um utilizador no Caixa Automático, estes caracteres serão apenas numéricos e a dimensão do Código Secreto está limitada a 12 carateres.
    • O que acontece no caso de me esquecer do Código Secreto MB NET?

      Em caso de esquecimento deverá alterar o seu Código Secreto através de um Caixa Automático da rede MULTIBANCO:
      1. Introduza o cartão bancário e digite o seu código pessoal secreto.
      2. Escolha a opção “MB NET”.
      3. Escolha “Alterar código de acesso ao site”.
      4. Digite o novo código secreto pretendido para o MB NET (mínimo 6 dígitos).
      5. Digite novamente o código secreto, para confirmação. Por motivos de segurança, o Código Secreto MB NET não é impresso no talão, sendo solicitado que o memorize. A alteração o seu código secreto MB NET está também disponível no seu homebanking / mobile banking (deverá consultar o seu Banco para verificar se disponibiliza estas funcionalidades do serviço)
    • Posso alterar o meu Código Secreto MB NET?

      Sim, se pretender alterar o seu Código Secreto através de um Caixa Automático da rede MULTIBANCO:
      1. Introduza o cartão bancário e digite o seu código pessoal secreto.
      2. Escolha a opção “MB NET”.
      3. Escolha “Alterar código de acesso ao site”.
      4. Digite o novo código secreto pretendido para o MB NET (mínimo 6 dígitos).
      5. Digite novamente o código secreto pretendido para o MB NET, para confirmação. Por motivos de segurança, o Código Secreto MB NET não é impresso no talão, sendo solicitado que o memorize. A alteração do seu Código Secreto MB NET está também disponível no seu homebanking / mobilebanking (deverá consultar o seu Banco para verificar se disponibiliza estas funcionalidades do serviço).
  • Cartão Bancário

    • O que acontece se o meu cartão expirar ou for cancelado?

      O prazo de validade da ativação do MB NET é igual ao prazo de validade do cartão correspondente. No entanto, se o seu cartão bancário expirar e houver uma substituição por outro cartão, a sua adesão ao MB NET é automaticamente renovada. Caso o cartão bancário seja cancelado (antes da data de expiração), a sua adesão ao MB NET é também cancelada.
    • É possível usar a mesma Identificação e Código Secreto MB NET para cartões bancários diferentes?

      No que diz a respeito à Identificação MB NET não é possível , tendo em conta que é atribuída automaticamente pelo sistema ao cartão real que lhe foi associado, no momento da geração de um utilizador de acesso ao site do serviço. Quanto ao Código Secreto MB NET este pode (ou não) ser o mesmo para os vários cartões que utilize no serviço, uma vez que é definido pelo utilizador. No entanto, recomendamos a utilização de códigos diferentes para cada cartão para aumentar os níveis de segurança e com o mínimo de 8 carateres de extensão.
    • É possível uma operação de pagamento ultrapassar algum dos limites pré-definidos?

      Nenhum montante máximo pode ser ultrapassado. Assim, caso a operação exceda o limite do cartão temporário ou o limite do cartão real, a operação é recusada. Se em algum caso este valor for excedido, contacte o seu Banco.
    • O que é o montante máximo de compras por dia?

      É o limite estabelecido pelo utilizador para o montante máximo associado aos cartões MB NET gerados num dia. Embora não seja obrigatório definir o montante máximo de compras por dia, no caso de não utilizar o site do serviço, é recomendável que o faça.
    • Posso definir/alterar o montante máximo de compras por dia?

      Sim. Para tal deverá dirigir-se a um Caixa Automático da Rede MULTIBANCO e efetuar os seguintes procedimentos:
      1. Introduza o seu cartão bancário e o respetivo código pessoal.
      2. Escolha "MB NET".
      3. Escolha "Alterar montante máximo de compras dia ".
      4. Na área de edição, é solicitado que indique o novo montante em Euros ( mínimo de 5 Euros), devendo de seguida confirmar com a tecla verde. A alteração do montante máximo de compras por dia está também disponível no seu homebanking/ mobile banking (deverá consultar o seu Banco para verificar se disponibiliza estas funcionalidades do serviço). Pode igualmente alterar o montante máximo de compras por dia na app MB WAY.
    • Defini um montante máximo de compras por dia, mas quando voltei ao MULTIBANCO ou ao ecrã do MB WAY o valor que está definido é inferior. O que aconteceu?

      Para além do montante máximo de compras que o utilizador do MB NET pode definir, também as Instituições Financeiras podem definir montantes máximos mensais ou semanais para a geração de cartões MB NET. As limitações estabelecidas pelos Bancos sobrepõem-se às definidas pelo utilizador.
    • O que é o montante remanescente?

      O montante remanescente corresponde à diferença entre o montante máximo de compras por dia e o montante correspondente à totalidade dos cartões gerados no dia.
    • Defini um montante máximo de compras por dia, mas o valor remanescente é inferior mesmo se não tiver gerado qualquer cartão MB NET nesse dia. Porquê que isto acontece?

      Para além do montante máximo de compras que o utilizador do MB NET pode definir, também as Instituições Financeiras podem definir montantes máximos mensais ou semanais para a geração de cartões MB NET. Se estiver próximo de atingir ou tiver excedido os montantes indicados pelo seu Banco, o valor remanescente apresentado pode ser inferior ao definido por si, ou ser mesmo nulo. Contacte o seu Banco para saber se foram definidos limites mensais ou semanais.
    • Depois de fazer o pagamento, quando é que a minha conta será efetivamente debitada?

      O débito (na conta) de uma compra efetuada com MB NET deverá ser efetivado de acordo com as regras em vigor para o comércio eletrónico, ou seja, no momento da expedição do bem pelo Comerciante. A saída efetiva do dinheiro da conta terá lugar de acordo com os procedimentos relativos ao cartão bancário (débito ou crédito) utilizado no serviço.
    • É possível a existência de devoluções de valores pelo Comerciante?

      Sim, é possível a existência de devoluções de valores pelo Comerciante (por exemplo, se se verificar que um artigo chegou danificado ao seu destinatário). Neste caso, deverá ser o Comerciante a dar a ordem de devolução ao sistema de pagamentos, sendo o montante creditado na conta subjacente ao cartão bancário utilizado na transação.
    • É possível utilizar o MB NET para efetuar pagamentos de compras fora da Internet?

      Sim. Para tal basta gerar um cartão MB NET e informar o Comerciante (por telefone, fax, e-mail,…) das referências de pagamento atribuídas pelo MB NET - o número do cartão temporário, data de validade e o CVV2 / CVC2 / 3CSC / 4CSC.
  • Cartão MB NET

    • O que é um cartão MB NET?

      Um cartão MB NET é um cartão virtual, emitido com as mesmas características de um cartão de pagamento (número de cartão, data de expiração e código de segurança) destinado à realização de compras não presenciais (internet, telefone, e-mail ou fax) em Comerciantes nacionais e internacionais. É um cartão com um montante de compras limitado e uma validade limitada que poderá ir de 1 a 12 meses, consoante a escolha do cartão “compra única” ou “cartão comerciante”.
    • Quais as diferenças entre um cartão MB NET compra única e um Cartão Comerciante?

      O cartão Compra Única é o tipo de cartão que esteve na origem do serviço MB NET. O cartão foi criado tendo por princípio “1 compra – 1 cartão”. Neste sentido, este tipo de cartão tem uma validade máxima de 2 meses, e permite realizar um número limitado de transações (até 4 transações), independentemente dos comerciantes.
      O cartão Comerciante tem uma validade mais extensa, até 12 meses, e permite um número ilimitado de transações desde que o total das transações efetuadas não exceda o montante indicado para o cartão, e que sejam efetuadas sempre no mesmo comerciante.
      O prazo de validade do cartão MB NET não pode ter uma validade superior ao cartão bancário. Ou seja, deve ter em conta o prazo de validade do seu cartão bancário no momento de geração do cartão Comerciante.
      Os cartões MB NET Comerciante podem ter dois montantes distintos: o montante mensal ou o montante total. O montante mensal permite que o utilizador do serviço defina o valor máximo de compras que podem ser efetuadas com o cartão MB NET gerado ao longo de cada mês de validade do cartão. O montante total corresponde ao valor máximo das compras efetuadas com o cartão MB NET, independentemente do mês em que as compras foram efetuadas.
    • Porque nem sempre consigo fazer mais do que uma compra com o cartão MB NET compra única?

      Esse é o princípio que está na génese do cartão MB NET compra única, “1 compra, 1 cartão”. Contudo, para o MB NET poder responder a diversas situações relacionadas com o processamento das compras por parte dos comerciantes (por exemplo envio de mercadoria em instantes distintos) podem ser efetuadas várias operações, até ao limite de 4, num ou mais comerciantes. É por este motivo que dizemos que os cartões MB NET compra única podem efetuar até 4 transações.
    • Posso usar o mesmo Cartão Comerciante em diferentes comerciantes?

      Não. O cartão MB NET “Comerciante” só pode ser usado num único comerciante. Se pretende fazer compras em vários comerciantes, terá que gerar um cartão para cada comerciante.
    • Porque nem sempre consigo fazer mais do que uma compra com um Cartão Comerciante?

      Os cartões MB NET de “Comerciante” foram criados para serem utilizados num único comerciante. Por vezes, alguns comerciantes funcionam como agregadores ou representantes de outros comerciantes dando origem a situações de recusa das compras com os cartões MB NET Comerciante.
    • O que significa o limite diário (em valor) definido na geração de um cartão MB NET?

      O limite diário (em valor) de um cartão MB NET significa o montante total de compras até ao qual o débito será autorizado. Quando gera um Cartão Compra única o valor máximo deve ser definido tendo em conta o valor da compra e o limite diário, dado que este não pode ser ultrapassado. No caso do Cartão Comerciante, pode definir o valor máximo mais adequado à utilização do cartão MB NET, uma vez que pode ser tipo limite mensal ou total. A validade pode ir de 1 a 12 meses, em que no limite mensal o valor debitado é sempre igual ao longo dos meses definidos para o cartão, enquanto no limite total do valor debitado ao longo de cada mês pode ser diferenciado. Ao indicar o valor máximo no pedido de um cartão MB NET, deverá ter presente não só o valor do bem ou serviço a adquirir, mas também outras despesas eventuais – por exemplo, o custo de expedição (se for o caso) ou ainda as variações cambiais (tratando-se de um Comerciante fora da zona Euro). Se em algum caso o limite máximo for excedido, verifique as operações associadas ao mesmo e se necessário contacte o seu Banco.
    • O que é o limite mensal (em valor) de um cartão MB NET Comerciante?

      O limite mensal (em valor) de um cartão MB NET Comerciante é o montante máximo pelo qual o cartão pode ser debitado num único mês, pelas compras realizadas. Tenha em atenção que caso efetue compras acima do montante máximo mensal definido, o comerciante não conseguirá debitar o seu cartão num determinado mês, mas poderá voltar a tentar fazê-lo nos meses seguintes. Com este limite os utilizadores tem um controlo mensal das compras efetuadas sabendo que estas não excedem o montante mensal definido. A validade do cartão é definida pelo utilizador e pode ir de 1 a 12 meses. O montante não utilizado num mês, não é transferido para os meses seguintes.
    • O que é o limite total (em valor) de um cartão MB NET Comerciante?

      O limite total (em valor) de um cartão MB NET Comerciante é o montante de compras efetuadas com o cartão até ao qual o débito será autorizado. Com este limite, os utilizadores podem fazer compras de valores diferentes ao longo do total de meses que definiram, sabendo que estas não excedem o montante total definido. O limite total (em valor) é atingido no momento em que as compras perfazem o valor máximo do cartão MB NET Comerciante. A partir deste momento a validade definida deixa de ter influência no cartão, tendo em conta que o valor já foi atingido.
    • Qual a validade de um cartão MB NET?

      Depende do tipo de cartão MB NET. No caso do cartão MB NET compra única tem o seu prazo de expiração/validade até ao último dia do mês seguinte do mês em que foi gerado. No caso dos cartões MB NET Comerciante, é o utilizador do serviço que indica a validade em número de meses que pretende para o seu cartão, até uma validade máxima de 12 meses. Terminado este prazo, o cartão fica sem efeito e já não permite realizar pagamentos. Quando introduzir este elemento no site do Comerciante, tenha sempre em atenção o formato da data que lhe é solicitada (“Ano-Mês ou Mês-Ano”).
    • O cartão MB NET compra única serve apenas para um pagamento?

      O cartão MB NET compra única foi pensado para efetuar um único pagamento. Contudo, é possível que o mesmo cartão origine mais do que um débito, até um máximo de 4 transações. O MB NET assegura que o valor total dos pagamentos gerados por um mesmo cartão MB NET, não ultrapassa o valor máximo definido para o cartão. Se em algum caso este valor for excedido, contacte o seu Banco.
    • O valor do cartão MB NET tem de ser igual ao valor da compra que venha a ser realizada?

      Não necessariamente. Podem existir despesas adicionais ao valor dos bens ou serviços adquiridos, o valor indicado para o cartão MB NET deverá ter em conta estas despesas. Ao mesmo tempo, para compras no estrangeiro, deverá também ser tida em consideração a possibilidade de variações cambiais face ao Euro.
    • Se for pedido um cartão MB NET com um limite de 100 Euros, mas a compra for de apenas 80, o que acontece aos restantes 20 Euros?

      Como o Comerciante irá solicitar o pagamento de apenas 80 Euros, os restantes 20 não serão debitados da sua conta.
    • O Comerciante conhece o limite de utilização do cartão MB NET que definir?

      Não, o Comerciante nunca tem conhecimento do valor definido como limite de utilização do cartão MB NET, tal como não terá informação do número do cartão real subjacente.
    • Há possibilidade de alterar o limite (em valor) definido previamente para um cartão MB NET?

      Não há possibilidade de efetuar essa alteração a um cartão MB NET já emitido. Por prevenção, só deverá pedir o cartão MB NET depois de saber o montante total do pagamento que deseja fazer.
      Pode, no entanto, fazer o cancelamento do cartão MB NET em causa através da app MB WAY, bastando para isso aceder aos “Cartões MB NET”, selecionar o cartão que pretende e “Cancelar cartão”. Pode também faze-lo através do site www.mbnet.pt, ao aceder à área de LOGIN e solicitar de seguida um novo cartão MB NET com o limite que pretende.
      A geração e cancelamento de um cartão MB NET podem estar disponíveis também no homebanking/ mobile banking (deverá consultar o seu Banco para verificar se disponibiliza estas funcionalidades do serviço).
    • Posso solicitar um cartão MB NET antes de ir às compras?

      Sim, é possível. No entanto, aconselhamos, que o cartão MB NET seja pedido no momento em que pretende efetuar a compra.
    • O cartão MB NET pode ser solicitado noutra moeda que não Euro?

      Neste momento, o serviço só permite a utilização de cartões MB NET em Euros. No entanto, para efetuar compras em Comerciantes fora da zona Euro, bastará ter em conta o valor cambial da respetiva moeda.
    • É possível cancelar um cartão MB NET?

      Sim, após a emissão de um cartão MB NET é possível cancelá-lo. Para poder cancelar o cartão temporário deverá aceder à área de LOGIN no site www.mbnet.pt, autenticar-se (identificação e código secreto) e selecionar a opção consultar os “cartões temporários gerados”. Após a identificação do cartão a cancelar, deverá aceder à opção “Ver detalhe” e em seguida clicar no botão “Cancelar cartão”.
      Caso tenha gerado o cartão MB NET através do MB WAY pode cancelar na app ao aceder a “Cartões MB NET” basta selecionar o cartão que pretende e “Cancelar cartão”. Pode também faze-lo através do seu homebanking/ mobile banking (deverá consultar o seu Banco para verificar se disponibiliza estas funcionalidades do serviço).
      A operação de cancelamento de um cartão MB NET elimina o montante disponível para novos pedidos de pagamento, mas não desresponsabiliza o utilizador do serviço de qualquer compra anterior ao pedido de cancelamento. Se o cartão que pretender cancelar já estiver expirado, o botão “Cancelar cartão” ficará indisponível.
  • Pagamentos

    • Posso aderir ao MB NET com o meu cartão de débito e fazer pagamentos?

      Uma das grandes vantagens do serviço MB NET é a possibilidade de realização de pagamentos online através do cartão de débito. Para tal basta ser titular de um cartão bancário de débito (ou crédito) emitido por uma instituição participante no sistema, utilizar o homebanking/ mobile banking (deverá consultar o seu Banco para verificar se disponibiliza estas funcionalidades do serviço), a app MB WAY ou solicitar em qualquer Caixa Automático da Rede MULTIBANCO a geração de um utilizador para acesso ao site do serviço (área de LOGIN). Deve ainda validar se o comerciante permite o pagamento com cartões da marca do cartão (American Express/MasterCard/Visa) com o qual aderiu ao MB NET.
    • Como posso gerar um cartão MB NET no site do serviço?

      Para gerar um cartão MB NET através do site deverá realizar os seguintes passos:
      1 – Aceder à área de LOGIN no site www.mbnet.pt
      2 – Introduzir a sua identificação e código secreto
      3 – Indicar o tipo de cartão pretendido “compra única” ou de “comerciante”
      4 – Definir o valor máximo do cartão (mínio de 5€) e a validade, caso tenha selecionado cartão comerciante 5 - Utilizar os dados do cartão MB NET para realizar o pagamento.
    • Como posso gerar um cartão MB NET na app MB WAY?

      Para utilizar o serviço através da app MB WAY tem de realizar os seguintes passos:
      1 - Aceder à app MB WAY e selecionar o menu “Cartões”
      2 – Escolher a opção “Gerar cartões”
      3 – Indicar o tipo de cartão pretendido “compra única” ou de “comerciante”
      4 – Definir o valor máximo do cartão (mínimo de 5€) e a validade, caso tenha selecionado o cartão comerciante
      5 – Inserir o PIN MB WAY ou utilizar Touch ID (para dispositivos compatíveis)
      6 – Utilizar os dados do cartão MB NET para realizar o pagamento
    • Que dados para pagamento devem ser introduzidos no site do Comerciante?

      Quando se solicita um cartão MB NET, os dados fornecidos pelo MB NET, número de cartão, data de expiração e CVV2/CVC2/3CSC/4CSC, são suficientes para efetuar a compra. No entanto, se assim entender, poderá informar o seu nome completo ou nome constante no cartão, morada e contacto, não pondo em risco os dados de cartão real. Poderá também, indicar o nome do Banco/Emissor do seu cartão real mas, nunca deverá divulgar o número do seu cartão (real). A não divulgação de dados pessoais é um dos pilares da ''segurança'' do MB NET. Deve ter em conta que, após a geração de um cartão MB NET não serão apresentados novamente no site do serviço o número completo do cartão e o CVV.
    • O que é o CVV2/CVC2/3CSC/4CSC?

      O CVV2 (na rede Visa), o CVC2 (na rede MasterCard) e os 3CSC (na rede American Express) são códigos de segurança composto por três dígitos impressos no verso dos cartões de pagamento, a seguir ao painel de assinatura. O 4CSC (na rede American Express) também é um código de segurança, mas composto por 4 dígitos e impresso na frente dos cartões de pagamento. Quando o sistema MB NET emite um cartão temporário, para utilização numa loja virtual, apresenta este código por forma a permitir a sua inscrição no site de Comerciante (apesar de nem sempre esta informação ser solicitada pelos Comerciantes).
    • É possível pagar com MB NET em sites de Comerciantes estrangeiros?

      Sim, desde que o Comerciante apresente uma marca de sistema (American Express, MasterCard, VISA) idêntica à marca de sistema do cartão real.
    • O que devo fazer quando o serviço MB NET não se encontra operacional?

      Tratando-se de uma situação rara, deverá tentar utilizar o seu homebanking/ mobile banking (deverá consultar o seu Banco para verificar se disponibiliza estas funcionalidades do serviço), a app MB WAY ou deverá tentar fazer esse pagamento mais tarde, fazendo novamente a encomenda no site do Comerciante e procedendo de seguida ao pagamento através do MB NET.
  • Consultas

    • Como posso aceder aos cartões e às operações efetuadas com os cartões MB NET que gerei?

      Pode aceder aos cartões MB NET gerados e às respetivas operações, em qualquer um dos canais em que o serviço é disponibilizado (homebanking/ mobile banking, app MB WAY ou site), independentemente do canal em que os cartões foram gerados (deverá consultar o seu Banco para verificar se disponibiliza estas funcionalidades do serviço). Para consultar no site do serviço, deverá aceder à área de LOGIN no site www.mbnet.pt, introduzir a sua Identificação e Código Secreto e selecionar a opção "Consultar cartões temporários". Para o cartão que quiser consultar, clique em "Ver detalhes".
    • Posso consultar no homebanking os cartões e as operações efetuadas com os cartões MB NET que gerei no site do serviço?

      Pode aceder aos cartões MB NET gerados e às respetivas operações, em qualquer um dos canais em que o serviço é disponibilizado (homebanking/ mobile banking, app MB WAY ou site), independentemente do canal em que os cartões foram gerados (deverá consultar o seu Banco para verificar se disponibiliza estas funcionalidades do serviço).
    • O que significa a indicação 3D Secure que surge na consulta às operações efetuadas com um cartão MB NET no site do serviço?

      O 3D Secure é um protocolo de segurança adotado pelos sistemas de pagamento internacionais, que oferece garantias acrescidas de segurança. Quando verificar que a operação de autorização efetuada com o seu cartão MB NET é 3D Secure, fica a saber que esse Comerciante em particular adotou o referido protocolo.
    • Porquê que na consulta às operações realizadas com um cartão MB NET, alguns valores têm sinal (-/+) e outros não?

      As operações de autorização e cancelamento não representam um movimento na sua conta bancária (podem contudo dar origem a cativo e à redução do saldo disponível). Por outro lado, as operações de pagamento ou de devolução de uma compra, resultam na movimentação financeira da conta associada ao cartão MB NET. Para ajudar na distinção destas duas situações, definiu-se que as operações sem impacto financeiro são apresentadas sem sinal e as operações que dão origem a movimentos financeiros são apresentada com sinal (pagamentos/débitos com sinal - e devoluções/créditos com sinal +).
    • O que significa a data e hora apresentadas nas consultas às operações de um cartão MB NET?

      A data e hora apresentadas nas consultas às operações de um cartão MB NET correspondem ao instante em que a operação foi registada no serviço MB NET. A data e hora podem não coincidir com o momento em que efetuou a compra no site do comerciante.
    • Realizei uma compra num comerciante online, mas a operação aparece com uma data posterior nas operações do meu cartão MB NET. É mesmo assim?

      A data e hora apresentadas nas consultas às operações de um cartão MB NET correspondem ao instante em que a operação foi registada no serviço MB NET. Apesar de ter efetuado uma compra com MB NET num comerciante num dia, o comerciante pode realizar o pedido de pagamento alguns dias depois.
    • Fiz a geração de um cartão MB NET, mas não guardei os dados do mesmo para poder colocá-lo no site do comerciante. Posso consultar novamente os dados do cartão MB NET?

      A consulta aos dados de um cartão MB NET está disponível apenas através do homebanking/ mobile banking (deverá consultar o seu Banco para verificar se disponibiliza estas funcionalidades do serviço) ou na app MB WAY.
      No site do serviço (área de LOGIN), a informação do cartão é apresentada apenas no momento da geração do cartão. Se o seu Banco não disponibilizar o serviço no homebanking/ mobile banking ou no MB WAY deverá cancelar o cartão gerado e solicitar a geração de um novo cartão, salvaguardando a informação antes de sair da página de geração do cartão MB NET.
    • Para que serve o nome/descritivo de um cartão MB NET?

      Acreditamos que seja mais fácil para os utilizadores do serviço efetuarem uma gestão mais eficaz dos cartões MB NET gerados, se tiverem a possibilidade de os nomearem ou de lhes associarem um descritivo. Desta forma, poderão identificar mais facilmente em que comerciante ou em que contexto foi utilizado o cartão MB NET.
    • O nome/descritivo associado a um cartão MB NET está diferente do que estava da última vez que vi?

      A associação de um nome ou descritivo a um cartão MB NET não é obrigatória. Se no momento da geração do cartão MB NET o utilizador do serviço não associar o nome ou descritivo, este será preenchido com o número do cartão MB NET mascarado com ‘*’. Quando o comerciante fizer o pedido de pagamento com o cartão MB NET, o número do cartão MB NET mascarado é substituído pelo nome do comerciante no registo do sistema de pagamento. O utilizador do serviço pode associar ou alterar o nome ou descritivo associado a um cartão, sempre que o entender. Sempre que o nome ou descritivo do cartão MB NET tiver sido definido pelo utilizador, não será alterado pelo sistema.
    • Associei um descritivo a um cartão MB NET, mas queria mudá-lo. É possível?

      Sim, para tal basta aceder ao homebanking, app MB WAY ou ao site do serviço, selecionar a opção consulta de operações e alterar o descritivo apresentado na parte superior direita da tabela apresentada, e carregar no botão ‘Alterar’.
  • Mensagens e Erros

    • O que poderá causar a não concretização de uma operação com um cartão MB NET?

      - CVV, CVC ou CSC Inválido - Data de Expiração Inválida
      - Montante (total ou mensal) Excedido
      - Cartão cancelado/abatido
      - Ultrapassado o número de autorizações permitidas (no caso dos cartões compra única)
      - Cancelado pelo próprio utilizador ou pelo Banco emissor
      - O próprio comerciante não dar seguimento à operação.
    • O que posso fazer para resolver a não concretização de uma operação com um cartão MB NET?

      - CVV, CVC ou CSC Inválido – Deverá verificar os dados do cartão MB NET que indicou ao comerciante
      - Data de Expiração Inválida – Deverá verificar os dados do cartão MB NET que indicou ao comerciante
      - Montante (total ou mensal) Excedido - Verifique o montante remanescente associado ao seu cartão MB NET
      - Nº operações excedido - O Cartão Compra Única destina-se a ser utilizado numa única compra. Contudo pode ter associadas até 4 autorizações.
      - Saldo - Verifique o saldo da conta associada ao cartão de pagamento que utilizou para gerar o cartão MB NET
      - Estado cartão - Verifique o estado do cartão de pagamento. Consulte o seu banco
      - Estado do serviço - Verifique o estado do ID MB NET
      - Comerciante distinto - O Cartão de Comerciante só pode ser utilizado num único comerciante. Verifique se já utilizou este cartão anteriormente noutro comerciante (verifique o detalhe das operações do seu MB NET)
      - Estado MB NET - Verifique o Estado do cartão MB NET que indicou ao comerciante
      - Tipo de operação - Verifique junto do seu Banco se pode realizar este tipo de operação com o seu MB NET (por exemplo, pode não ser possível realizar operações relacionadas com subscrições)
      - Dados cartão - Verifique os dados do cartão MB NET que indicou ao comerciante (código de segurança – CVV,CVC,CSC, Data de Expiração)
      - O próprio comerciante não dar seguimento à operação. – Este erro não aparece nos MB NET. O que acontece é que a operação não surge associada ao cartão temporário. Deve validar os dados de cartão indicados ao comerciante e/ou contactar o comerciante.
      - Outros motivos - Operação não autorizada. Pode tratar-se de uma indisponibilidade momentânea ou por decisão do seu Banco. Tente mais tarde ou consulte o seu Banco.
    • Mensagem AUTENTICAÇÃO INVÁLIDA, o que devo fazer?

      Se obteve a mensagem "AUTENTICAÇÃO INVÁLIDA” quando introduziu os seus dados, tente introduzir novamente os seus dados. Se a situação persistir, poderá dirigir-se a um Caixa Automático da rede MULTIBANCO e efetuar a operação “Talão Identificação de acesso ao site”. Caso não se recorde do seu código secreto deverá proceder à alteração do mesmo através da opção “Alteração do código secreto MB NET”. Nota: O Erro “Autenticação Inválida” pode resultar do preenchimento incorreto da Identificação MB NET, em que o utilizador confunde alguns dos caracteres atribuídos pelo sistema. Pelo que sugerimos que ao efetuar a introdução da sua identificação no site MB NET, verifique se não está a confundir letras com números, como por exemplo o número “0” com a letra “O”.
    • Tempo de inatividade, o que significa?

      O tempo de inatividade corresponde ao tempo máximo que o utilizador pode estar autenticado no site do serviço sem realizar nenhuma ação. Quando for excedido o tempo indicado pelo utilizador do serviço, será pedida nova autenticação ao utilizador.
    • Ao tentar aceder ao site MB NET obtenho sempre a mensagem ACEDA AO MB NET NO SEU HOMEBANKING OU NA APP MB WAY, o que significa?

      Sendo o MB NET um serviço disponibilizado pelos Bancos e Instituições Financeiras do sistema de pagamento português, cada uma destas entidades pode definir em que moldes os serviços estão disponíveis para os seus clientes. Se quando se tenta autenticar no site do serviço na área de login de www.mbnet.pt, tem como resposta a indicação para aceder ao MB NET no seu homebanking ou na app MB WAY é porque o seu Banco ou instituição financeira definiu que não poderá continuar a utilizar o site do serviço e deverá passar a utilizar o homebanking/ mobile banking.
    • Tenho duas identificações MB NET associadas a dois cartões distintos. Quando acedo com uma identificação não tenho problemas, quando tento aceder com a outra obtenho sempre a mensagem ACEDA AO MB NET NO SEU HOMEBANKING OU NA APP MB WAY, o que significa?

      Sendo o MB NET um serviço disponibilizado pelos Bancos e Instituições Financeiras do sistema de pagamento português, cada uma destas entidades pode definir em que moldes os serviços estão disponíveis para os seus Clientes. Mesmo para cartões do mesmo Banco, podem ser definidos comportamentos distintos.
    • Não consigo usar o meu código secreto para gerar cartões MB NET na app MB WAY, o que fazer?

      Ao utilizar o MB NET no MB WAY, o código secreto que deve utilizar é o código de autenticação definido no processo de adesão ao MB WAY ou posteriormente alterado no contexto do MB WAY. O código secreto definido para o MB NET é utilizado apenas para gerar cartões no site de acesso ao serviço através da área de "Login".
  • Segurança e Software

    • É mesmo seguro fazer pagamentos através do serviço MB NET?

      Sim, o sistema MB NET cumpre todos requisitos de segurança em que todas as comunicações estão cifradas. Alerta-se, no entanto, para o facto dos computadores públicos representarem um risco maior na utilização de homebanking e meios de pagamento, pelo que sugerimos, um maior controlo das compras efetuadas com MB NET (através da opção de consultas) e uma atualização frequente do código secreto.
    • Como posso saber se o site do comerciante é seguro?

      Seja prudente nos pagamentos através da Internet. Apesar de não ser uma garantia absoluta, verifique se a página contém o contacto do Webmaster ou da Sede. Regra geral, estes elementos significam que a página corresponde ao sítio oficial da empresa. Use o cartão apenas em sítios da Net de estabelecimentos comerciais credíveis ou quando a página tiver em certificação e utilizar sistemas de segurança (por exemplo, um cadeado no canto inferior direito do ecrã). Proteja-se, nunca forneça dados pessoais como resposta a solicitações via e-mail ou SMS e não siga ligações, digite diretamente o endereço do site no browser.
    • Quando acedo ao MB NET, é apresentada uma data e hora com referência ao último acesso. O que significa?

      A informação do último acesso corresponde à data e hora da última autenticação efetuada com a identificação MB NET no site do serviço. O acesso às funcionalidades do serviço MB NET através do homebanking ou do MB WAY não dão origem à alteração desta informação. Na primeira utilização será apresentado um valor sem significado, apenas porque não existe o registo anterior.
    • De que browser necessito para poder utilizar o MB NET?

      As versões mais recentes da generalidade dos browsers podem ser usadas para a utilização do serviço (ex: Internet Explorer, Firefox, Chrome, Safari ou Opera).
    • Como posso verificar qual a versão do browser instalado?

      - Microsoft Internet Explorer: No menu de navegação do browser selecione “Help” e, seguidamente, “About Internet Explorer”.
      - Firefox: No menu de “Opões” selecione “Help” e seguidamente “About Mozilla Firefox
    • De que configurações de segurança necessito no meu browser para poder utilizar o MB NET?

      Deve ser garantido que o browser permite a funcionalidade de escrita de cookies e que tem ativo o protocolo TLS: 1.0, 1.1 ou 1.2.